quarta-feira, 14 de outubro de 2009

' Aranhas: Venenosas ou inocentes?



Tire suas dúvidas sobre as aranhas!




Viúva Negra
nome científico: Latrodectus sp.
A Viúva Negra é toda preta, com manchas vermelhas no abdômen e, às vezes, nas pernas. É uma aranha pequena: a fêmea tem de 2,5 a 3 cm (com as pernas).
Viúvas Negras vivem em teias que constroem de baixo da vegetação rasteira, em arbustos, plantas de praia, barrancos - e em qualquer lugar escuro.
No Brasil, elas são mais encontrada no litoral do Nordeste.
A picada da viúva-negra causa bastante dor; os músculos se contrame, a pessoa sua muito e a pressão e os batimentos cardíacos ficam alterados











Caranguejeira
A caranguejeira, também conhecida como tarântula, é uma espécie de aranha de grande porte. Possuem, em média, um tamanho de 20 cm, podendo chegar até 30 cm.
As fêmeas podem viver até 20 anos de idade, enquanto os machos vivem até, aproximadamente, 7 anos, pois morrem após o acasalamento.
Possuem um corpo revestido de pêlos na cor marrom, patas longas e duas garras.
Seu sistema de defesa, contra predadores, consiste na produção de uma substância urticante nos pêlos. Produzem também toxinas que, embora sejam fracas ao homem, podem ser perigosas caso a pessoa tenha uma alergia.
Alimentam-se de pequenos animais, principalmente insetos. Podem ficar vários dias sem comer.
As caranguejeiras possuem hábitos noturnos e vivem de forma solitária.
A reprodução ocorre através do acasalamento, quando o macho introduz espermas na fêmea. Esta produz de 50 a 200 ovos. Ao nascerem, os filhotes saem da toca para viverem de forma independente.
Constroem suas tocas próximas a raízes de árvores e pedras. Cavam um buraco no chão e revestem com suas teias. Desta forma, conseguem manter uma temperatura adequada para sua sobrevivência.
Podemos encontrar esta espécie de aranha em países da Ásia, África e América.








Aranha Camelo






Ela é chamada assim porque, assim como os camelos, ela também vivem bem em regiões áridas. Diz a lenda que ela usa o pêlo dos camelos para fazer seus ninhos. Elas correm a 20 Km/h e têm hábitos noturnos, preferindo as sombras durante o dia. Saltam a grandes alturas e "se alimentam preferencialmente de estômagos e genitálias de camelos e dromedários"... Quando elas picam sua vítima, é injetada uma alta dose de anestésico tipo "novocaína", que paralisa e insensibiliza quase que instantaneamente o membro, e o animal não sente a picada nem o estrago posterior...O medo maior de soldados americanos é ser picado à noite, não sentir e, quando acordar, estar faltando algum pedaço do corpo...













Aranha-de-Jardim


Estas aranhas também conhecidas como aranhas de jardim, de grama ou tarântula, apresentam como característica um desenho negro em forma de ponta de flecha no dorso do abdome. São aranhas errantes, vivem em gramados junto às residências e não são agressivas.
O quadro clínico devido à sua picada é em geral pouco importante e o tratamento restringe-se ao curativo local.
Não há necessidade de soroterapia específica.
Ação do veneno:- Proteolítica
Sinais e sintomas precoces: Reação local discreta
Sinais e sintomas tardios: Necrose superficial ou nenhuma reação local


Bom, existe muitas e muitas espécies de aranhas, mas essas daí são as principais.

Agora, vou dar a dica de livro sobre esse assunto:







































































Nenhum comentário:

Postar um comentário